Treino Funcional

O Treinamento Funcional é, relativamente, um novo conceito em atividade física. Ele visa preparar o seu corpo para o que ele foi originalmente “criado” para fazer, ou seja, levantar, agachar, empurrar, saltar, entre outras coisas, tudo isso direcionado à especificidade das atividades diárias de cada um.

Para alcançar os objetivos propostos é utilizado o próprio corpo e, também uso de acessórios, como pesos livres, barras, bolas, cordas, cama elástica, kettlebell, cones entre outros.

Todos esses acessórios contribuem para o ganho de força e resistência muscular, condicionamento cardiorrespiratório, coordenação motora, entre outros.

É um treinamento de movimento dinâmico que trabalha várias valências ou capacidades físicas ao mesmo tempo, fazendo com que o aluno trabalhe o corpo e a mente globalmente em todas as aulas, justificando o grande gasto energético proporcionado por quem as realiza.

Benefícios Do Método

Muito tem se estudado sobre o Treinamento Funcional e seus benefícios aplicados as mais diferentes populações. De modo geral podemos afirmar que tal treinamento pode:

>> Fortalecer a musculatura;
>> Ganho de flexibilidade;
>> Melhorar a coordenação motora e equilíbrio corporal;
>> Diminuir massa gorda (gordura corporal);
>> Aumentar massa magra;
>> Melhorar a capacidade respiratória;
>> Emagrecer;
>> Elevar gasto calórico diário;
>> Aumentar a autoestima;
>> Melhora da performance em esportes

E será então que o Treinamento Funcional é um milagre?
Não mesmo! Como em qualquer atividade física é necessário muito treino, rotina e comprometimento. Só assim poderemos colher todas as vantagens advindas deste tipo de treinamento.